- Ramon Costa
E-commerce deve crescer 17% ao ano no Brasil até 2021
Estudo da DHL mostra que na América Latina o índice de crescimento do e-commerce pode chegar a 22% e, entre os países, destaque para o México, com 25% de projeção.
O e-commerce deve crescer cerca de 22% por ano até 2021 na América Latina, enquanto no Brasil este índice é um pouco menor, com 17%. Este é o resultado da pesquisa feita pela DHL, empresa de transporte expresso e logística, sobre o comportamento deste setor em todos os países latino-americanos. O país com o maior índice de crescimento entre os mercados maiores é o México, com 25%, além do Brasil.
Toda a região pesquisada foi dividida em três segmentos: mercados maiores (Brasil e México) que recebem grandes players de e-commerce; médio porte (Colômbia, Argentina, Chile e Peru); e menores, que reúne os países da América Central e Caribe.
Um dos principais desafios deste mercado é a logística e, de acordo com a pesquisa, os principais motivos são entraves, lentidão, congestionamentos e infraestrutura abaixo do ideal para entrega.
Além disso, a complexidade dos processos de logística reversa para devoluções é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do e-commerce pelos altos índices de trocas e a falta de lucro e rentabilidade neste caso. Segundo o estudo da DHL, existem cinco elementos essenciais para que o centro de distribuição seja eficaz:
• zona de livre comercio
• infraestrutura eficiente (portos e aeroportos)
• regulamentação comercial e aduaneira
• conhecimento específico de logística de e-commerce
• cooperação entre indústrias
Seu negócio já está on-line?
estamos aqui pra te ajudar.
Entre em contato conosco: RC Digital Marketing
Fonte: mundodomarketing.com.br