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  • Ramon Costa

Guia COMPLETO do que fazer para melhorar suas vendas neste final de ano 2020.

Atualizado: Out 28


Os dias mais importantes para as vendas de final de ano de 2020 estão se aproximando rapidamente. Aqui está tudo o que você precisa saber para preparar seu negócio.

Este ano, a temporada de festas de fim de ano deve ser maior que nunca. A nova realidade trazida pelo COVID-19 e o distanciamento social criou um pico nas vendas online.

Um exemplo, as lojas de presentes na plataforma Wix já tiveram um crescimento de 490% (ano após ano), e é importante lembrar que a temporada está apenas começando. Este maior volume de pedidos online apresenta uma grande oportunidade para os comerciantes.


Prepare seu negócio com um plano de ação que irá ajudá-lo a gerenciar melhor as novas realidades das compras de fim de ano. Neste post você encontrará tópicos importantes, uma lista de verificação e dicas para uma temporada de férias de 2020 bem-sucedida.


Aproveite!


Segundo dados do relatório Setores do e-Commerce, durante a pandemia, 86% dos brasileiros com acesso à Internet e maiores de 18 anos compraram alguma coisa em canais digitais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, 56% dos brasileiros entrevistados realizaram a primeira compra online de suas vidas durante a pandemia, e cerca de 95% deles disse ter interesse em continuar comprando online. O que nos leva a crer que uma boa Black Friday vem por aí, principalmente para as lojas online que investem na fidelização de seus clientes.


As principais datas comemorativas da temporada

A contagem regressiva começou! Antecipe-se às festas de fim de ano e comece a preparar o seu negócio o mais rápido possível. Elaboramos um manual para guiá-lo por todas as etapas ao longo do caminho para se preparar para a melhor temporada de férias até agora.


Novembro:

  • 27 Black Friday

  • 30 Cyber Monday

Dezembro:

  • 24-25 Natal

  • 31-01 Ano Novo

Concentre seus esforços nesses tópicos durante o mês de outubro de 2020:


Solidifique a base de uma temporada de festas de sucesso

O melhor presente que você pode dar a si mesmo neste período de festas é planejar com antecedência. Comece revisando e analisando o desempenho de seus negócios e vendas, reúna insights do setor e monitore seus concorrentes. Também é um bom momento para espalhar um pouco de espírito natalino e dialogar com outros proprietários de negócios para aprender com suas experiências e obter suporte.


Planeje seu estoque e otimize sua cadeia de suprimentos

Proteger sua cadeia de suprimentos será essencial para atender às necessidades de compras de seus clientes neste período de festas. Planeje e abasteça seu estoque com antecedência e certifique-se de que seus fornecedores estejam prontos para atender às suas necessidades.


Aqui estão 5 principais dicas para preparar seu estoque e cadeia de suprimentos para a temporada de festas:


1- Escolha e adquira seus produtos com sabedoria

Se você é um vendedor iniciante ou planeja diversificar sua oferta de produtos neste período de festas, faça sua lição de casa. Pesquise e compre produtos que estejam em alta, sempre usando como base os dados de crescimento nas vendas online das principais categorias de e-Commerce em 2020. Assim, você pode oferecer ao seu consumidor exatamente o que ele quer e precisa nesta temporada.

Certifique-se de adquirir seus produtos de diversos fornecedores - de preferência localizados em diferentes estados ou países. Isso pode evitar possíveis surpresas desagradáveis, como perdas ou atrasos, caso uma região tenha restrições impostas ao setor produtivo e de transportes por causa de uma possível nova onda de contágio do coronavírus.


2- Analise os dados do seu negócio e dos seus clientes

Se você já está vendendo online, faça uma revisão meticulosa dos seus últimos relatórios para entender as tendências de vendas da sua loja virtual em temporadas festivas anteriores. E talvez ainda mais importante que os dados ano a ano ou de feriados anteriores, são os insights retirados desses primeiros 6 meses de pandemia. Use esses dados para prever quais produtos seus clientes têm maior probabilidade de comprar e, em seguida, planeje o que sua empresa precisa fazer para atender ao pico de vendas que se aproxima e à demanda da temporada de festas.


3- Faça um planejamento para o seu estoque

a) Com base na previsão de demanda da sua loja virtual, peça a quantidade certa e os tipos de produto que vão atingir em cheio as expectativas dos seus clientes.


b) Pare de vender produtos que tenham problemas de produção ou reabastecimento, bem como produtos com altas taxas de devolução ou baixa lucratividade.


c) Planeje quais produtos estarão com preços promocionais ou terão mais destaque na sua estratégia de divulgação, assim será mais fácil calcular quanto espaço de armazenamento/quantidade de estoque você precisará.


4- Faça um planejamento de precificação

Precifique seus produtos de forma holística - concentre-se no lucro como um todo, e não apenas no crescimento imediato de sua receita. Considere os custos de frete, embalagem, folha de pagamento, etc.


5- Prepare um "plano B"

Também é importante ter um Plano B pronto e organizado para o caso de algo


a. Certifique-se de ter fornecedores reserva ou soluções de sourcing de produtos. b. Adicione uma fita de "esgotado" aos produtos relevantes para alertar os clientes sobre itens que não estão mais disponíveis. c. Considere utilizar soluções de dropshipping para adicionar mais variedade à sua linha de produtos ou implemente-as como um plano B caso você venha a ter problemas com fornecedores ou em qualquer outro ponto da cadeia de suprimentos.


Configure suas soluções de envio e entrega

Espera-se que as demandas de envio provenientes do alto volume de compras online levem os provedores de tradicionais de frete à capacidade total nesta temporada de festas. Agora é um bom momento para planejar como você vai gerenciar os processos de empacotamento e envio para que seus produtos cheguem até os seus clientes.


Prepare sua empresa fazendo o seguinte:

  • Ofereça retirada na loja

Dê aos clientes a opção de retirada na loja para que eles possam receber seus pacotes mais rapidamente. Mesmo se você não tiver uma loja física, tente oferecer aos clientes uma opção de retirada em um local físico que você configurou, especialmente para a temporada de festas de fim de ano. Essa também é uma ótima opção para clientes com receio em comprar na loja física devido ao distanciamento social, mas também não se sentem 100% seguros com os tempos de espera para a entrega de compras online, ou preferem não pagar pelo frete do(s) seu(s) produto(s) (note que na maioria das vezes, a opção de retirada na loja é gratuita).

  • Determine como sua loja virtual vai lidar com o envio

Você vai processar e lidar manualmente com o envio de todos os pedidos?

Caso a resposta seja 'sim', você pode querer aumentar o número de funcionários disponíveis para processamento e envio de pedidos. Considere a contratação de funcionários sazonais para que você tenha pessoal suficiente para atender todos os seus clientes com excelência. Você pode se conectar a um serviço externo de frete, onde você pode comparar taxas, imprimir etiquetas de envio e configurar coletas.

  • Crie um processo de atendimento de pedidos

Planeje um fluxo de atendimento de pedidos organizado e eficiente. O que acontece desde o momento em que você recebe um pedido até o momento em que seu cliente recebe seu pacote? Certifique-se de que esse plano suporte um alto volume de pedidos e treine a equipe responsável com antecedência, certificando-se de prepará-los para diversos cenários possíveis.

  • Conecte um Serviço de Atendimento de Pedidos

Avalie se sua empresa está pronta para terceirizar o atendimento de pedidos e conectar sua loja a serviços de logística 3PL. Isso pode ajudá-lo a gerenciar seu estoque, a embalagem de produtos, envio de pacotes para os caminhões de entrega na hora certa e a garantir que todos os pedidos estão corretos e chegando sem danos.

  • Surpreenda com embalagens criativas

Transforme a embalagem dos seus produtos em uma experiência incrível; personalize sua caixa, adicione amostras, bilhetes pessoais e brindes surpresa. Tente criar edições limitadas de suas embalagens de fim de ano para adicionar um toque especial e um pouco de magia às compras online.


Certifique-se de que suas soluções de pagamento online estão prontas

Coloque suas soluções de pagamento em ordem. Facilite o pagamento online para os seus clientes para que você possa receber o pagamento dentro do prazo.


Conclua os passos a seguir para começar a aceitar pagamentos:

  • Conecte um provedor de pagamento

Certifique-se de que você conectou um provedor de pagamento com cartão de crédito e verificou sua conta para que você esteja pronto para aceitar pagamentos online e receber os fundos diretamente em sua conta. É sempre melhor ter um outro provedor de pagamento como o PayPal ou PagSeguro também conectado.

  • Esteja preparado para lidar com reembolsos

Tenha um plano para responder rapidamente aos pedidos de reembolso antes que eles se transformem em chargebacks.

É importante agir de maneira rápida e eficiente para manter sua taxa de chargebacks o mais baixa possível e histórico do comerciante em dia com seu banco.


Otimize o funil de vendas da sua loja virtual

Para que seus clientes passem da fase de navegação pela loja para a finalização da compra, eles precisam de informações claras sobre seus produtos, preços e frete. Utilize os passos abaixo para certificar-se de que sua loja está pronta para o processo de compra e pagamento:

  • Otimize sua loja online

Ofereça uma jornada perfeita para o comprador, otimizando suas páginas de produtos, carrinho de compras e fluxo de checkout. Ajude os clientes a navegar e comprar Facilite a navegação na loja e o processo de checkout para que seus clientes encontrem e comprem rapidamente os produtos que procuram em seu site:


• Adicione uma lista de desejos para que os clientes possam visualizar em um só lugar todos os seus produtos favoritos antes de comprar.

• Adicione um botão de "Adicionar ao carrinho" às galerias de produtos para ajudar a aumentar o número de produtos que os clientes adicionam aos seus carrinhos.

• Se você vende apenas um produto, deixe que os clientes pulem a etapa do carrinho e passem direto da página do produto para o checkout em um só clique com o botão Compre Já .

• Adicione uma barra de busca ao seu site para facilitar a descoberta de produtos.

• Adicione opções de classificação e filtragem em suas páginas de galeria de produtos.

• Adicione uma Galeria de produtos relacionados às suas páginas de produto para mostrar aos clientes quais outros produtos você tem a oferecer e ajudá-los a navegar na loja de uma forma mais integrada e intuitiva.

• Adicione uma galeria de produtos à sua página do carrinho e preencha-a com itens de baixo custo para que os compradores possam adicioná-los instantaneamente ao carrinho sem sair dele.

• Adicione recomendações cruzadas de venda ao seu Checkout para que os clientes possam adicioná-las instantaneamente ao carrinho, sem sair dele.

  • Recupere carrinhos abandonados

Configure emails de carrinho abandonado para voltar a interagir com os clientes e incentivá-los a concluir possíveis compras pendentes. Outro ponto importante é conectar o Pixel do Facebook corretamente para que você possa fazer remarketing para os visitantes da sua loja e compradores que não concluam uma compra.

  • Forneça políticas de compras claras

• Crie uma política de envio clara e considere adicioná-la a cada página de produto para que os clientes saibam o que esperar.

• Certifique-se de que sua política de reembolso e devolução esteja claramente visível em seu site. Isso pode ajudá-lo a evitar possíveis frustrações e reclamações do cliente. Considere adicionar um link para a sua Política de Devolução na página de checkout para inspirar confiança.

  • Compartilhe avaliações e depoimentos dos seus clientes

Instale um aplicativo de avaliações de produtos e tente reunir o máximo de avaliações possível para seus principais produtos. Dessa forma, quando os compradores de final de ano estiverem navegando, eles poderão ler comentários positivos e terão o embasamento social necessário para fazer a compra.

  • Aumente o engajamento da sua clientela com o chat em tempo real

• Adicione um Chat ao seu site para se conectar com seus clientes enquanto eles compram e respondem a perguntas, ajudando a aumentar as vendas.

• Veja quem está navegando em seu site, peça recomendações e envie cupons por chat ou e-mail em tempo real.

  • Construa uma lista de assinantes

Personalize e adicione um formulário ao seu site para coletar informações do assinante, como nomes e endereços de e-mail, para comunicar a eles promoções futuras.

  • Otimize sua loja online para compras pelo celular

Na última Cyber Monday, 49% das vendas na plataforma Wix, por exemplo, foram feitas no celular, então certifique-se de que sua loja seja otimizada para o mobile. Revise sua vitrine mobile e verifique se o fluxo está bom, se as páginas dos produtos estão claras e o fluxo de finalização da compra é o mais tranquilo possível.


Direcione mais tráfego para sua loja virtual

Aumentar o tráfego e direcionar clientes em potencial para sua loja pode levar tempo, portanto comece cedo, antes do pico de demanda da temporada.


As áreas mais importantes a serem cobertas com antecedência são SEO e publicidade paga:

  • Impulsione o SEO da sua loja virtual

Certifique-se de que seu site apareça nos resultados de pesquisa dos compradores em potencial quando eles estiverem pesquisando online.


• Otimize os títulos e descrições (meta tags) da sua página de produtos. Isso dirá ao Google que essas páginas fazem parte de uma loja virtual e dará a elas a melhor chance de classificação na página de resultados dos mecanismos de busca (SERP).

• Use padrões de SEO para atualizar automaticamente os títulos e descrições de todas as suas páginas de produto.

• Faça com que suas promoções de fim de ano sejam encontradas no Google com uma página de destino dedicada. Inclua as principais palavras-chave de pesquisa sobre presentes de natal e sua categoria de produto. Conduza seus visitantes diretamente para

seu site.

  • Configure Anúncios do Facebook e Instagram

Anunciar no Facebook e Instagram é uma forma altamente eficaz de alcançar novos clientes. Encontre e segmente clientes em potencial com base em dados demográficos, estilo de vida e interesses. Crie uma campanha publicitária no Facebook e Instagram com o Facebook Ads. Certifique-se de configurar os Anúncios do Facebook e campanhas no Instagram antes da temporada de férias para obter o melhor desempenho.

  • Configure o seu Google Ads e Google Shopping

Aumente o tráfego orgânico da sua loja e traga os compradores de volta ao seu site com uma campanha de remarketing direcionada do Google Ads.

Você também pode aumentar a exposição de sua empresa e gerar mais receita vendendo seus produtos através do Google Shopping. Quando você anuncia no Google Shopping, seus produtos aparecem para consultas de pesquisa relevantes na parte superior dos resultados do mecanismo de busca, e os clientes em potencial podem clicar no anúncio e comprar diretamente em sua loja.


Ofereça atendimento ao cliente com excelência

Para transformar os compradores em clientes fiéis, você precisa garantir que eles tenham uma experiência positiva em seu site. Isso é especialmente importante durante a temporada de festas, quando a concorrência é feroz e os clientes procuram comprar. Você precisa estar preparado para responder a perguntas sobre seus produtos, fazer recomendações e ter políticas claras em vigor.


Esta é uma lista de verificação de coisas que você pode fazer para garantir que seus clientes recebam o serviço e o suporte de que precisam:

  • Ofereça suporte em diferentes canais

Certifique-se de oferecer suporte por telefone, chat e redes sociais. Responda à todas as dúvidas dentro de até 48 horas.

  • Forneça muita informação em seu site

Pense nos problemas mais prováveis e seja bastante claro sobre essas questões em sua loja.

Previna quaisquer problemas que você acha que seus clientes possam enfrentar e adicione um conteúdo claro em sua loja, como uma política de devolução e reembolso. Crie uma seção de FAQ completa que irá cobrir as questões de produto e relacionadas com compras, como pagamentos, tempos de envio, devoluções, etc.

Se for o caso, prepare materiais de como montar/fazer e inclua as informações necessárias sobre o uso do produto.

Dessa forma, os clientes não precisarão entrar em contato com você.

  • Esteja pronto para responder às dúvidas mais comuns

Prepare respostas prontas para e-mail e redes sociais que você pode copiar e revisar facilmente conforme necessário para tópicos como devoluções, envios e rastreamento de pedidos.

  • Tenha uma pessoa dedicada ao atendimento por chat ao vivo

Existem muitos apps de Chat onde você pode receber uma notificação cada vez que um comprador acessa sua página. Use a caixa de bate-papo para cumprimentar pessoalmente o cliente em potencial, perguntar sobre o que ele está procurando e fazer recomendações específicas de acordo com suas respostas. Esse nível de atenção detalhada causará uma impressão duradoura nos clientes, deixando-os satisfeitos com a experiência do cliente e se sentindo valorizados como membros da sua comunidade online.

  • Cumpra suas promessas

Conquiste a confiança de seus clientes cumprindo suas promessas. Essencialmente, diga o que você quer dizer e seja sincero. Seja consistente e comprometido com um serviço de qualidade e isso posicionará sua marca como confiável aos olhos de seus clientes. A confiança é crucial para o sucesso do negócio.


Concentre os seus esforços nos seguintes aspectos durante outubro de 2020:


Intensifique seus esforços de marketing

Agora é a hora de realmente aumentar seus esforços de marketing e impulsionar as vendas.

Certifique-se de expandir seus esforços de marketing com cuidado para gerar um fluxo de vendas contínuas, em vez de apenas alguns picos grandes. Isso tornará mais fácil para você gerenciar e atender pedidos, e permitirá que você forneça aos clientes um serviço excelente e uma entrega pontual.


Evite o caos do final do ano e comece suas promoções cedo

  • Construa sua base de clientes com promoções relâmpago

Ofereça uma promoção relâmpago já em outubro para aumentar sua base de clientes antes das compras de fim de ano e ficar à frente da concorrência. Isso também pode ajudá-lo a mover o estoque excedente e abrir espaço para novo estoque.

  • Ofereça descontos e promoções

Motive os clientes a comprarem cedo com ofertas empolgantes que ajudam você a se destacar na multidão. Os cupons são uma forma altamente eficaz de fazer isso.

Segundo pesquisas, mais de 60% dos compradores on-line, alicaram um código de cupom no checkout.

Use códigos de cupom de maneiras criativas e defina datas de venda limitadas para aumentar a urgência.

Por exemplo, compre um e ganhe um grátis, preço especial para produtos ou categorias específicas para clientes VIP, frete grátis para assinantes da newsletter.

  • Mantenha os seus clientes engajados com o Email Marketing

O e-mail continua sendo uma forma altamente eficaz de construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Podemos ver isso quando olhamos para os comerciantes on-line mais bem sucedidos: eles têm uma lista de e-mail em média 20 vezes maior do que a maioria dos comerciantes on-line em geral. Isso significa que eles interagem de forma frequente e eficaz com seus assinantes.


Envie campanhas com a solução de marketing por e-mail através de plataformas como a MailChimp, que possue templates e um editor de e-mail profissional.


Antes de começar:

• Certifique-se de que você tem uma conta de e-mail profissional. Isso irá ajudá-lo a ser reconhecido mais facilmente e a ganhar mais confiança.

• Anuncie descontos, destaque produtos e serviços, lançamentos e mostre o seu diferencial.

• Envie e-mails de boas-vindas automatizados após uma inscrição, ofereça descontos e promoções surpresa.


Faça com que os clientes realizem compras

  • Automatize sua comunicação

Crie uma série e-mails automatizados de boas-vindas ou qualquer outra campanha que incentive o comprador a fazer uma compra adicional.

  • Promova um programa de fidelidade

Considere adicionar um programa de fidelidade ao seu plano de marketing, pois é uma das melhores maneiras de fazer com que os clientes voltem.

  • Ofereça assinaturas de produtos

Garanta um fluxo de caixa estável com assinaturas. Durante as festas de fim de ano, sua base de clientes aumentará - capitalize sobre isso e permita que os clientes façam pedidos recorrentes de produtos de que gostam e usam constantemente.

Além disso, as assinaturas são uma ótima ideia para presentes e ajudam a garantir a receita mensal contínua.

  • Personalize sua embalagem

Adicione uma nota pessoal a cada caixa que você enviar. Agradeça aos clientes por fazerem uma compra e os incentive a retornar, oferecendo um desconto, frete grátis ou adicionando produtos de amostra grátis.

  • Esteja pronto para a temporada de presentes

Crie pacotes temáticos e conjuntos de presentes.

Promova claramente ofertas sazonais e promoções de férias.

Use um banner ou selos no site para informar aos clientes que sua loja está oferecendo descontos.


Concentre os seus esforços nos seguintes aspectos durante novembro e dezembro de 2020:


Atender, atender, atender e ainda promover

Concentre-se em vender e atender seus pedidos, mas não se esqueça de avaliar e otimizar sua mercadoria e marketing com base nos níveis de estoque, velocidade e concorrência. Ajuste as campanhas com base no desempenho e altere a estratégia e mensagens para cada feriado no calendário.


Atenda aos compradores de última hora

Certifique-se de oferecer a coleta na loja como uma opção conveniente para conquistar os compradores de última hora. Deixe os clientes saberem que buscar o produto em sua loja física é uma opção com uma campanha de e-mail marketing, um banner no seu site ou comente sobre isso nas redes sociais.


Lista de verificação

Aqui está uma lista de verificação completa de tudo que você precisa fazer para se preparar para a temporada de férias de 2020:


Outubro 2020:

Solidifique a base de uma temporada de festas de sucesso

  • Planeje seu estoque e otimize sua cadeia de suprimentos

  • Configure suas soluções de envio e entrega

  • Certifique-se de que suas soluções de pagamento online estão prontas

  • Otimize o funil de vendas da sua loja virtual

  • Direcione mais tráfego para sua loja virtual

  • Ofereça atendimento ao cliente com excelência

Novembro 2020:

Intensifique seus esforços de marketing

  • Evite o caos do final do ano e comece suas promoções cedo

  • Faça com que os clientes realizem compras recorrentes

Novembro-Dezembro 2020:

Atender, atender, atender e ainda promover

  • Adicione o espírito das festas

  • Atenda aos compradores de última hora

Agora você tem todas as ferramentas de que precisa para se preparar para sua maior temporada de festas de fim de ano.


Lembre-se de fazer uma lista e verificar duas vezes.

Você pode sempre voltar aqui e revisar este GUIA se precisar de uma atualização.


Boas festas!





Fontes: WIXblog

Criteo

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